Romanos 3

Leia em Bíblia Online o Livro de Romanos 3, na versão NVI (Nova Versão Internacional), e medite na palavra de Deus.

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Que vantagem há então em ser judeu, ou que utilidade há na circuncisão?

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Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.

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Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

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De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: "De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas".

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Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

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Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

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Alguém pode alegar ainda: "Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando assim a sua glória, por que sou condenado como pecador? "

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Por que não dizer como alguns caluniosamente afirmam que dizemos: "Façamos o mal, para que nos venha o bem"? A condenação dos tais é merecida.

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Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

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Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;

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não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.

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Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer".

13

"Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios".

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"Suas bocas estão cheias de maldição e amargura".

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"Seus pés são ágeis para derramar sangue;

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ruína e desgraça marcam os seus caminhos,

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e não conhecem o caminho da paz".

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"Aos seus olhos é inútil temer a Deus".

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Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

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Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

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Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

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justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

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pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

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sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

25

Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

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mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

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Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.

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Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.

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Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

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visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.

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Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.