II Crônicas 22

Leia em Bíblia Online o Livro de II Crônicas 22, na versão NVI (Nova Versão Internacional), e medite na palavra de Deus.

1

A população de Jerusalém pôs Acazias no trono, que era o filho mais novo do rei antecedente; porque os bandos de pilhagem dos árabes tinham morto todos os outros filhos.

2

Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar. Reinou durante um ano em Jerusalém. O nome da sua mãe era Atalia, neta de Omri.

3

Também ele se comportou perversamente, nos moldes da vida de Acabe, a conselho mesmo da própria mãe.

4

Essa influência maléfica da vida de Acabe sobre ele deve-se em grande parte também ao facto de os membros da família de Acabe se terem tornado seus conselheiros, depois da morte do pai; e foi assim que o conduziram à ruína.

5

Seguindo os maus conselhos deles, Acazias fez aliança com o rei Jorão de Israel, o filho de Acabe, e que estava em guerra contra Hazael, rei da Síria. Acazias levou o seu exército a juntar-se com Jorão, na batalha de Ramote-Gileade. O rei Jorão de Israel ficou ferido, e regressou a Jezreel para se restabelecer. Acazias foi visitá-lo, mas isto revelou-se ter sido um erro fatal, pois Deus tinha decidido castigar Acazias pela sua aliança com Jorão. Durante essa visita, Acazias foi com Jorão desafiar Jeú (filho de Ninsi), a quem o Senhor tinha indicado para pôr fim à dinastia de Acabe.

6

Enquanto Jeú estava perseguindo e matando os membros e amigos da família de Acabe, encontrou os sobrinhos de Acazias, príncipes de Judá, e matou-os.

7

Tendo-se posto, ele e os seus homens, à procura de Acazias, acharam-no escondido na cidade de Samaria. Foi trazido a Jeú, que o matou.

8

Apesar de tudo, fizeram-lhe um enterro real, porque sempre se tratava de um neto do rei Jeosafá -o homem que ferverosamente serviu o Senhor. Nenhum dos seus filhos, comm excepção de Joás, lhe sobreviveu; porque a avó deles, Atalia, os matou ao ouvir as notícias da morte do seu filho Acazias.

9

Joás foi salvo pela sua tia Jeosabeate, irmã do rei Acazias, que o escondeu num armazém do templo; era filha do rei Jeroão e mulher do sacerdote Jeoiada. Joás ficou ali escondido no templo durante seis anos; ocupavam-se dele a ama e os tios. Entretanto Atalia governava como rainha regente.